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Saiba quais são os 7 benefícios de contratar uma agência de Marketing Digital

O Marketing Digital está em constante movimento e é um pré-requisito para negócios de todos os tipos, tamanhos e setores. Nesse cenário, as agências são agregadoras de conhecimento, tecnologia e especialistas capazes de entender as transformações do mercado e encontrar os melhores caminhos para um profissional ou empresa atuar. Por isso, a importância de conhecer os benefícios de contratar uma agencia de marketing digital.

Simplesmente estar na internet já não é mais o suficiente, afinal, esse é um ambiente extremamente competitivo e que não dá trégua para amadores. Mais cedo ou mais tarde, as empresas percebem que é necessário dar passos largos e sólidos para crescer e se manter competitivas. É aí que os gestores se deparam com a seguinte questão: montar uma equipe interna ou terceirizar?

Certamente, existem vantagens e desvantagens em ambos os caminhos. Entretanto, os benefícios de contratar uma agência de Marketing Digital tendem a chamar a atenção por diversos fatores.

Neste artigo, separamos os 7 principais e seu papel na qualidade e nos resultados proporcionados ao negócio. Confira!

1. Profissionais e serviços especializados

Contar com especialistas para criar e conduzir as suas estratégias é um dos maiores benefícios de contratar uma agência de Marketing Digital. Você coloca seu negócio nas mãos de uma empresa inteiramente dedicada a esse trabalho.

Em vários empreendimentos, é muito comum a figura do “faz tudo”, o sujeito que centraliza todas as tarefas referentes à comunicação, mas que, obviamente, não entrega nenhuma delas com a qualidade de um time especializado. Naturalmente, esse não é o caminho a percorrer, caso você realmente tenha interesse em se destacar no mercado.

Por outro lado, a sua empresa pode contar com a experiência e a expertise de profissionais que se dedicam integralmente às suas funções. São especialistas em Marketing, produção de conteúdo, publicidade, Inbound Marketing, SEO, copywriting e vários outros — todos a sua disposição.

O ganho em qualidade também se dá devido ao fato de esses profissionais prestarem serviços a outras empresas. Isso permite que eles tenham uma visão abrangente do mercado, façam descobertas relevantes e apresentem melhores alternativas para o seu negócio.

2. Crescimento escalável e coerente

Não existe uma regra que estabeleça a quantidade ideal de postagens no Marketing de Conteúdo ou de campanhas em uma estratégia de Outbound Marketing. Sempre desconfie de receitas prontas, especialmente, aquelas com recomendações muito restritas.

Um bom trabalho de Marketing Digital requer estudos, testes e monitoramento constantes. Somente por meio de um planejamento detalhado uma estratégia eficaz é construída e lapidada. Sem esse cuidado, corremos o risco de cair em armadilhas, como a produção de conteúdo acelerada e sem direcionamento.

De fato, as grandes marcas do mercado tendem a produzir muitos materiais, mas não é o número de publicações que as torna um sucesso. As empresas devem escalar a sua produção de conteúdo de uma forma equilibrada e coerente, sem abrir mão da qualidade e sem perder de vista os seus objetivos principais, como branding, geração de leads ou vendas.

Naturalmente, orquestrar um trabalho como esse não é uma tarefa simples. É necessário muito planejamento, profissionais disponíveis e um trabalho constante de educação e alinhamento, de modo que a identidade dos conteúdos não seja comprometida.

Além disso, vale destacar a importância das ferramentas nesse tipo de gerenciamento. O que nos leva ao próximo tópico.

3. Acesso a práticas e tecnologias inovadoras

Se há algo que realmente define a rotina de um profissional de Marketing Digital nos dias de hoje são os softwares. Praticamente todas as operações envolvidas nesse trabalho dependem deles. Como exemplo, podemos citar os CMSs, que estão por trás dos blogs, os CRMs, fundamentais na automação de marketing, bem como ferramentas para redes sociais, SEO e muito mais.

Se você deseja fazer um bom trabalho de divulgação ou comercialização na web, tenha certeza de que precisará montar o seu conjunto de tecnologias de Marketing.

Encontrar profissionais qualificados ou treinar colaboradores para utilizar tantos serviços não é exatamente um problema, mas sim, o investimento empregado. Boa parte desses serviços são pagos, vários deles, em dólar, o que também deve entrar na previsão de custos de uma equipe interna.

As agências, por sua vez, por atender a vários projetos diferentes, já contam com acesso às principais ferramentas de Marketing Digital, muitas vezes, com recursos exclusivos à disposição. Embora a contratação de alguns serviços continue sendo necessária, os custos relativos a tecnologias de análise e monitoramento, por exemplo, tendem a ser reduzidos aos seus clientes.

4. Gestão de orçamento eficaz

Outra vantagem do Marketing Digital — e que o torna um verdadeiro divisor de águas em relação às práticas tradicionais — é a sua enorme capacidade de mensuração de resultados. Podemos medir praticamente tudo na internet, monitorar o comportamento da audiência, bem como realizar testes, a fim de obter o máximo de conversão em cada conteúdo ou campanha.

Essa enorme disponibilidade de dados, porém, pode facilmente confundir gestores e profissionais pouco familiarizados. A qualidade e a experiência de um analista também se faz necessária para identificar o que é realmente relevante nesse enorme oceano de informações que a tecnologia nos oferece.

Quando esses dados são bem geridos e analisados, desde a captura de leads ao monitoramento do público, as empresas desfrutam de um enorme controle ao longo de todo o desenvolvimento da estratégia. Um benefício que se reflete em uma gestão de orçamento muito mais previsível e eficaz.

5. Melhor custo-benefício

Estruturar um departamento de Marketing Digital é algo complexo e, muitas vezes, inviável para alguns negócios. Como dito, esse é um trabalho que depende de muitos profissionais e recursos.

Por trás da aparente simplicidade das plataformas e páginas da web existem diversas pessoas trabalhando constantemente para disponibilizar esses conteúdos e garantir que eles apresentem a performance esperada pelas empresas.

Dessa forma, o investimento necessário para montar um time interno composto por colaboradores dedicados não é baixo, e pode aumentar de acordo com as demandas de cada negócio. Além disso, o alinhamento desses profissionais pode levar algum tempo, até porque não haverá muitas referências ou históricos disponíveis. Tudo deverá ser construído do zero.

Por outro lado, ao contratar uma agência, as empresas se libertam de todo o gerenciamento e a burocracia envolvidos na estruturação e na manutenção de um departamento. Dessa forma, o ROI tende a ser maior, afinal, as empresas gastam menos e contam com o serviço de uma equipe mais experiente e contextualizada.

6. Sua empresa sempre alinhada às mais recentes práticas do mercado

Em tempos de transformação digital, não há espaço para estagnação. As empresas precisam se manter em movimento, renovando sua linguagem, abraçando diferentes posicionamentos e adotando novas estratégias de Marketing.

udo muda muito rapidamente, inclusive, as práticas de venda e comunicação. Por isso, é imprescindível se manter atento às tendências e inovações do mercado, um trabalho que começa com aquela espiadinha na concorrência, mas que pode ir muito mais longe.

Por estar totalmente inseridas nesse universo, as agências de Marketing Digital são muito antenadas. Seus líderes e especialistas estão concentrados nos resultados dos clientes, acompanham os avanços e novidades no mercado internacional, além de marcarem presença nos mais diversos eventos de fomento, que também são grandes agregadores de conhecimento.

Sendo assim, as agências são a melhor forma de garantir que a sua empresa estará sempre alinhada com as mais recentes práticas do mercado, se não à frente disso. Outra vantagem de contar com uma equipe atenta às transformações do mercado é a possibilidade de abraçar práticas inéditas e ser um pioneiro.

7. Equipe livre para se concentrar no core business do negócio

Por fim, é importante destacar que ao terceirizar as suas demandas de Marketing Digital, sua equipe fica livre para se dedicar às atividades principais do seu negócio. Essa é uma vantagem ainda mais relevante para empreendimentos cuja operação não se envolve com nenhum serviço de comunicação.

Isso não significa que o cliente não terá acesso ao trabalho executado pelas agências. Pelo contrário, é fundamental que a empresa participe das decisões e acompanhe as tarefas realizadas pela agência, ainda que o trabalho seja realizado de forma externa.

Essa parceria é muito importante para que os seus objetivos sejam realmente alcançados e não haja surpresas no fim do processo. Esse, inclusive, é um dos principais pontos que devem ser levados em consideração ao terceirizar esse tipo de serviço.

É também recomendável avaliar a reputação da empresa no mercado, sua experiência, a qualidade do seu atendimento, bem como seu leque de produtos e serviços para evitar contratos numerosos.

Agora que você sabe os benefícios de contratar uma agência de Marketing Digital, aproveite para conhecer nossos serviços de perto. Fale com um de nossos especialistas e descubra como a Otimize pode ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos!

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