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As 7 estratégias mais eficientes de Marketing Digital

A presença digital é uma exigência na atualidade, mas definir as estratégias de marketing digital é imprescindível

O número de brasileiros conectados não para de crescer. Segundo o IBGE, mais da metade dos domicílios brasileiros passou a ter acesso à internet em 2014. O último dado da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada em abril deste ano. A cada dia mais e mais pessoas usam a internet para se comunicar, pesquisar, aprender e comprar. O relatório Webshopper, do e-Bit/Buscapé, levantou o faturamento do comércio eletrônico em 2015. O montante foi de R$ 41,3 bilhões, o que representa um crescimento nominal de 15,3%, se comparado a 2014. É exatamente, por isso, que se tornou imprescindível que as empresas invistam em presença digital.

Mas estar na internet não significa ter sucesso na internet. A presença digital bem sucedida precisa ser estratégica, o que requer planejamento e métricas. Conseguir resultados com marketing digital pode parecer complexo inicialmente. No entanto, se bem feito pode ser mais fácil do que se imagina. Muitas vezes, não é necessário fazer grandes investimentos, porém é preciso paciência e curiosidade para saber o que funciona para cada negócio.

Antes de começar a planejar a presença digital de uma empresa, é preciso definir um objetivo, ou seja, o que se espera do marketing digital. Pode ser melhorar a indexação das páginas, aumentar o tráfego para um site, elevar as taxas de conversão, melhorar o relacionamento com o cliente e até estabelecer a empresa no mercado digital. Para casa objetivo, é possível trabalhar estratégias em marketing digital específicas. Por exemplo:

1- Inbound Marketing

Esta é uma nova maneira de pensar em marketing digital. A base do Inbound Marketing é o compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo. É a relevância de conteúdo que age como um imã e atrai os potenciais clientes. Ou seja, o conteúdo disponibilizado por uma marca é a primeira coisa que uma pessoa encontra quando está a procura produtos e serviços.

As empresas podem e devem utilizar táticas de marketing online para ganhar o interesse do público-alvo, ao contrário do marketing tradicional que “força” a venda do produto sem dar nada em troca ao cliente. O Inbound Marketing prioriza a construção de uma relação com o cliente e a fidelização do mesmo. Para tanto, é preciso compreender completamente o perfil e o comportamento do consumidor, e se esforçar para manter-se próximo ao público.

2-Marketing de Conteúdo

om certeza, esta é uma das estratégias digitais de marketing mais propagadas nos últimos tempos. Isso porque ela tem gerado resultados mais rápidos e mais eficiente do que o esperado. A pesquisa Content Trends 2016, da Rock Content, apontou que 70% das empresas entrevistadas investem em marketing de conteúdo. Entretanto, entre aqueles que informaram não utilizar a estratégia de marketing digital, 53% disseram que não usam o marketing de conteúdo porque desconhecem a estratégia.

O principal objetivo das marca que investem em marketing de conteúdo é educar o público-alvo de um negócio. O conteúdo pode trazer informações sobre produtos, serviços e até mesmo o mercado ou segmento de atuação. Com isso, é possível atrair um público mais qualificado para a empresa, o que aumenta as chances de conversão, por exemplo.

Isso acontece porque clientes mais informados, demoram menos tempo para tomar a decisão e fazer uma compra. Com o marketing de conteúdo, o funil de vendas é percorrido em menos tempo, o ciclo de vendas encurtado, e o número de conversões consequentemente cresce. Isso tende a agradar os dono de empresas e comércios online, e também os consumidores que conseguem estabelecer uma relação de confiança com a marca.

3- SEO

Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia para otimizar um site e torna-lo mais fácil de ser encontrado pelos aos buscadores, como o Google, por exemplo. De nada adianta ter um site esteticamente bonito, instalado em uma ótima plataforma, com um conteúdo de qualidade se ele não aparece entre os primeiros resultados orgânicos de busca do Google.

O uso de palavras-chave ainda é uma das ferramentas de SEO mais eficazes. Basta entender quais as palavras que os clientes em potencial se interessariam e utilizariam nos sites de buscas. Depois é preciso inserir essas palavras em todo o site. Só assim é possível demonstrar para os motores de busca a relevância do seu conteúdo.

Quanto mais próximo ao topo de uma lista de busca o site da empresa estiver, mais chances ela terá de entrar em contato um potencial cliente e gerar oportunidades de negócios.

Links Patrocinados

Uma das ferramentas mais importante para o marketing digital hoje em dia são os links patrocinados. Eles funcionam bem tanto na página de buscas do Google, quanto na redes socias, como o Facebook. No buscador, os links farão um site aparecer no topo da página e dará mais visibilidade a marca. Nas redes sociais, funciona como uma anúncio e pode divulgar tanto a empresa, como um produto ou serviços específico.

Há muita vantagem em investir em links patrocinados. O retorno do valor investido, por exemplo é uma deles. O anúncio aumenta as chances de conversão, pois aparece, exatamente, no momento em que o usuário realiza por uma determinada palavra-chave. Outra vantagem é poder anunciar através das redes de display em sites e blogs afiliados à plataforma do Google, como Gmail, YouTube, entre outros. A segmentação do link patrocinado gera leads qualificados.

5- Midias sociais

A pesquisa Digital Future Focus Brazil 2015, da consultoria comScore, mostrou que os brasileiros são líderes no tempo gasto nas redes sociais. Em média, o usuário aqui fica 60% mais tempo conectado as redes sociais do que no resto do planeta. São 650 horas gastas por mês em redes sociais. No Facebook, são 58 milhões de visitantes únicos, o que representa um alcance de 78% do total de usuários únicos no Brasil.

Com esses dados já dá para ter uma ideia do quão importante é que sua empresa esteja nas redes sociais, não é mesmo?

Com uma FanPage a empresa pode conhecer ainda melhor o perfil dos seus clientes, o horário que eles estão online e quais são seus interesses. Quanto mais se conhece o público, mais fácil vender pra eles. Os links patrocinados nas mídias sociais, que já foram citados no item acima, são capazes de aumenta o alcance de uma página e publicações, tornando o conteúdo de uma página mais conhecido.

Além disso, nas mídias sociais, a marca consegue estabelecer uma relação com o cliente. Isso fará aquela empresa ser lembrada. O que mais uma marca pode querer, além de estar na mente do seu público-alvo?

6-Mídia Display

As mídias display online não é algo novo no universo do marketing digital. No começo dos anos 2000, anúncios eram vendidos como mídia tradicional, por impressões, o rastreamento era mínimo ou inexistente, assim como o uso de dados demográficos. Hoje, a mídia display se tornou uma ferramenta indispensável para uma boa campanha de marketing digital.

Anúncios de display não funcionam em sistemas de busca como o Google, eles aparecem sites que tenham conteúdo com alguma relação com marca ofertada. Esse tipo de link patrocinado não está limitado pela intenção de busca e compra.

No Google Adwords ou em outra plataforma de anúncios, é possível contratar os links patrocinados na rede de display de duas formas. O custo por clique e o custo por aquisição. Ou seja, a marca só paga quando alguém clica no anúncio ou quando alguém realiza a ação indicada, como o preenchimento de um formulário, por exemplo.

7- E-mail Marketing

Esta é a estratégia perfeita para criar relacionamento e engajar os seus clientes. Uma boa campanha de e-mail marketing deve contar com listas de e-mail segmentadas, nas quais os clientes de uma empresa são classificados de acordo com interesses e características. O bom e-mail marketing tem conteúdo personalizado, o que garante mais chances de despertar o interesse daquele grupo de pessoas.

Ao contrário do Spam, o e-mail marketing só é enviado para pessoas que permitiram receber o contato de uma empresa. Por isso, as chances que ele abra o e-mail e conheça o conteúdo da marca é maior. Uma das melhores formas para conseguir uma boa lista de e-mails, é uma página de captura. Assim, só quem realmente está interessado naquele negócio receberá mais informações.

Além disso, os resultados de uma campanha de e-mail marketing são mensuráveis. É possível saber quantos e-mails foram disparados, quantas pessoas receberam, quantas pessoas visualizaram e até quantas pessoas clicaram no conteúdo. É preciso analisar esses dados, posteriormente, para ter certeza que a campanha está no caminho certo, caso contrário é melhor suspendê-la e fazer as correções.

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